14 de mar. de 2009

(Des)educando


Fiquei impressionada ao ver uma cena ontem, de dentro do ônibus: uma mãe atravessava a rua com seu filho, voltando da escola e, a mãe fala alguma coisa pra ele e infica uma lixeira. O menino, então, joga algo no lixo. Pensei, "Que bom, será um cidadão educado, que não vai jogar coisas na rua".

Mas, logo depois, o menino se aproxima de uma árvore, e começa a fazer xixi. A mãe aguarda a criança para continuar o trajeto pra casa. E isso tudo a menos de 5 metros da entrada de um restaurante!! Fiquei abismada! Por que essa mãe não levou o filho para usar o banheiro do restaurante? O que custava a ela?

Então, conclui o pensamento, "é, educando e deseducando ao mesmo tempo... Será que ela gostaria de o muro da casa ou do prédio dela estivesse fedendo a urina, quando ela saísse pela manhã? Será que ela gostaria que a mãe dela fosse obrigar a desviar porque há homens fazem xixi no meio do caminho da senhorinha?"

Alguém pode pensar "mas é só uma criança...", só que é desde pequenos que eles devem aprender a ser educados, a ter bons modos e a ser cidadãos.


Além do mais, qual é o problema dos homens? Se uma mulher (com um mínimo de educação) está com muito vontade de ir ao banheiro, ela se segura até encontrar um. Os homens, não, encostam em qualquer muro ou poste e urinam ali mesmo. Por que não esperam até encontrar um banheiro? "Ah, mas homem não consegue se segurar", poderiam responder. Aí eu questiono novamente: se fosse por esse motivo, eles urinariam em qualquer lugar e eu nunca vi nenhum homem fazendo xixi em ônibus preso em engarrafamento, em fila de espera em banco, ou qualquer outro local em que fosse preciso esperar.
O que lhes falta é educação mesmo. Só espero que aquele menino não se transforme em mais um mijão pela cidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Priscila, que REVOLTA!!

Nós "mijamos" na árvore pq é liberado.

Tanto que não 'mijamos' no ônibus, BARCA, trem e metrô.

Mudar uma cultura milenar é foda. Mas as mulheres estão conseguindo. Aposto que se vc visse o seu namorado fazendo isso, ia distribuir esporro até o outro dia!! Ele ia guardar o bagulho, ou não?

O fato é que assim, aprendemos. Embora jamais abríssemos mão de uma árvore, especialmente após noite com bebida alcóolica (como se as mulheres não tivessem a mesma necessidade.. Só são mais discretas!).

So? What?

PS: falo pelos não-favelados.

Priscila disse...

É liberado coisa alguma, é atentado ao pudor ficar expondo partes íntimas no meio da rua! Você pode ser preso. Sorte sua ter curso superior, não ficaria como o Dolabela, hehe.

Anônimo disse...

Espero que vc nunca precise seriamente de um banheiro...

No primeiro momento mais difícil, bem difícil, seu primeiro desejo será ser homem.

Ou não??

Priscila disse...

Só desejo ser homem quando já estou em um banheiro e ele está extremamente imundo (sim, algumas mulheres tem problemas em acertar o vaso sanitário). Viu, dentro do BANHEIRO!!

Anônimo disse...

Há um motivo para os homens não conseguirem aguentar, segundo algumas pessoas: eles não aprendem a fazer isso, não tem resistência. Ao contrário das meninas que, desde pequenas, as mães ensinam falando:" aguenta ai até chegarmos em casa".
É assim que eles crescem. Fazem xixi na rua, não podem chorar, porque são homens, devem sempre manter uma imagem de machão etc etc. No final de tudo, tornam-se tipos de homens que não gostamos, além de homens que, no fundo, são sufocados por essas cobranças de agirem feito bichos.