25 de jul. de 2008

Políticos sensibilizados

Estamos em ano de eleição. Certamente esse é o milésimo texto que você vê começando assim. Até porque, estamos em ano de eleição!

Mas, a questão não é somente essa. Envolve eleição, claro, por isso, desde logo, falei dela. No entanto, falarei de outro assunto: política pública.

No início desta semana, o programa Mais você, da Rede Globo, fez uma matéria sobre moradores de rua. Matéria esta que já tinha sido realizada ano passado e que, após um ano, eles decidiram retornar aos mesmos lugares da cidade de São Paulo para ver o que havia acontecido com os moradores de rua que tinham sido entrevistado há um ano.

A matéria foi bem feita e tudo mais. E, ao final dela, a apresentadora soltou a seguinte frase (com a melhor das intenções, claro): "Vamos ver se isso que acabamos de assistir sensibiliza as autoridades competentes."

Foi aí que me chamou a atenção e estou, desde então, refletindo sobre esta frase. Ora, penso eu, as autoridades precisam ser sensibilizadas com matérias do tipo, para que, a partir daí resolvam essas questões sociais? Eu, na minha ingenuidade, achava que, se elas estão em cargos políticos, é porque já são pessoas sensíveis aos problemas que as cidades do nosso país enfrentam, principalmente a pobreza.

É, talvez elas sejam eleitas sem terem a noção do que precisa ser feito. E pior, nós as elegemos sem ao menos saber o que elas farão como nossas representantes e como resolverão os nossos problemas. Elas não apresentam suas estratégias políticas (falo de como atuarão e não o que sempre falam que irão resolver, como: "darei escola, darei saúde, darei trabalho...". Tudo isso todos falam, só não falam como cumprirão essas promessas), e a gente sequer sabe que deveriam apresentar.
Alguém sabe qual a política pública para resolver a pobreza, no Rio, por exemplo? Ah, lembrei: restaurante popular!

Então, já foi resolvido este problema, vamos para outro. Mas, será que eu teria que falar alguma tragédia para que as autoridades competentes se sensibilizem, chorem e resolvam os problemas sociais?

4 comentários:

Alan Pacífico disse...

Não existe sensibilização e a Globo enquanto organização sabe muito bem disso. Acontece que as pessoas que aparecem naquela telinha adoram nos fazer de ingênuos. (Ou será que somos mesmo?)
Assim como um pedreiro constrói casas e um professor leciona, o político possui a sua função enquanto profissional e NÃO PRECISA ser sensibilizado para tal. É o cúmulo do desespero pensarmos que devemos sensibilizar as autoridades, aliás, dentro da real etimologia político é autoridade? Polícia é autoridade hoje? Quem é autoridade competente? Competente de quê? Pra quem?
Bom...depois de tanto esbraguejar quero parabenizar as colaboradoras desse blog que sai das fraldas. Ótimo texto e reflexão. Continuem...

Mili disse...

É Ju, vc foi brilhante no desabafo. Concordo plenamente, falta uma maior participação e interesse do povo nos propósitos dos candidatos e, como vc bem disse, no "como realizá-los", que é o mais importante.
A internet é uma ferramenta que pode ser utilizada pra isso. Para pesquisa do perfil dos candidatos e dos seus planos e uma forma de até entrar em contato com eles e procurar saber como realizarão tais projetos.
Boa amiga!! Adorei!

Unknown disse...

"...DEIXA VIDA ME LEVAR!, VIDA LEVA EU... DEIXA VIDA ME LEVAR!, VIDA LEVA EU ...DEIXA VIDA ME LEVAR !,VIDA LEVA EU..." (Titio Zeca Pagodinho).
Na verdade o país já de tempos remotos vem vivendo de acordo com o famoso refrão.O Brasileiro não concorda,porém se conforma com tamanho descaso,com tamanha falta de vergonha.Hoje em dia as coisas são excrachadas,é mensalão, é cartão coorporativo ,entre outros ... E é por isso que o grande sistema não esta nem ai para o povo, porque já se acostumou a ficar impune.Pergunta:O que faz de novo na política o ex-presidente Fernando Collor de Mello ,que foi retirado do poder por um Impeachment,e o mais atual e tb famoso político Roberto Jefferson ????É triste, porém é a grande realidade!!!Vamos abrir os olhos!!! Parabéns Juju, sucesso!Confesso que seu texto me fez refletir e escrever tal extenso comentário,ñ com tanta propriedade como vc, uma jornalista, mas com a indignação de um cidadão Brasileiro .. falei bonito srsrs!!

Unknown disse...

"...DEIXA VIDA ME LEVAR!, VIDA LEVA EU... DEIXA VIDA ME LEVAR!, VIDA LEVA EU ...DEIXA VIDA ME LEVAR !,VIDA LEVA EU..." (Titio Zeca Pagodinho).
Na verdade o país já de tempos remotos vem vivendo de acordo com o famoso refrão.O Brasileiro não concorda,porém se conforma com tamanho descaso,com tamanha falta de vergonha.Hoje em dia as coisas são excrachadas,é mensalão, é cartão coorporativo ,entre outros ... E é por isso que o grande sistema não esta nem ai para o povo, porque já se acostumou a ficar impune.Pergunta:O que faz de novo na política o ex-presidente Fernando Collor de Mello ,que foi retirado do poder por um Impeachment,e o mais atual e tb famoso político Roberto Jefferson ????É triste, porém é a grande realidade!!!Vamos abrir os olhos!!! Parabéns Juju, sucesso!Confesso que seu texto me fez refletir e escrever tal extenso comentário,ñ com tanta propriedade como vc, uma jornalista, mas com a indignação de um cidadão Brasileiro .. falei bonito srsrs!!