23 de dez. de 2010

Vale a pena?

Conversar com amigos é sempre bom. Ouvimos e percebemos perspectivas diferentes sobre assuntos que vivemos e às vezes não enxergamos. Em um desses problemas da vida que contava para uma amiga, ela chegou a seguinte conclusão com uma pergunta: "vale a pena?". Isso mexeu muito comigo e agora avalio a situação com outros olhos.

Não vale a pena eu me dedicar a quem não se importa com esta dedicação. Não vale a pena insistir em uma amizade de mão única. Não vale a pena querer resolver um problema se apenas eu quero conversar. Não vale a pena julgar e não ouvir, manter um relacionamento com quem não sabe ouvir críticas, com quem não entende que às vezes é preciso relevar e não se ater a pequenos problemas, porque a vida é curta e deve ser intensa. Não vale a pena deixar que uma fofoca, uma conversa com ruído estrague meus bons momentos.

Se eu tentei, insisti e não obtive resposta, esta amizade vale a pena, não vai me fazer bem, eu preciso a deixar de lado. "Amigos são poucos" e ao longo da vida a gente vai percebendo que esta frase popular faz todo o sentido. Queria entrar 2011 com tudo resolvido entre ambas as partes, mas infelizmente não será possível. E agora, que sei que não vale a pena, só posso sentir pena de uma pessoa deve estar sofrendo, mas que fez muita gente sofrer por alguém que também não se importa com os outros.

Em meio a um turbilhao de sentimentos, que foram da raiva à indignação, da fúria à tentativa de entendimento, posso dizer que estou resignada.

Vida que segue, e valendo a pena.

Nenhum comentário: