Com um pequeno gesto você pode salvar uma vida. Basta um cadastro e uma coleta do seu sangue. Pronto, você já está incluído no REDOME, o registro nacional de doadores voluntários de medula óssea. Este ano, foi atingida a marca de um milhão e 300 mil doadores cadastrados. Um ótimo número, mas ainda insuficiente, devido à dificuldade de compatibilidade entre não aparentados, que é de uma em 100 mil.
Um (ou uma) paciente em São Paulo, porém, tirou a sorte grande. E eu também. Fiz o cadastro e após algum tempo, ligaram-me informando que eu era compatível com um paciente. Fiquei muito empolgada e depois de mais alguns exames e fiz minha doação na última semana.
Foram dois dias de doação, por sangue periférico e, de acordo com o médico, a coleta das células progenitoras foi ótima. Enquanto eu me preparava, o paciente seguia com a destruição da medula comprometida dele, para receber a minha.
Foi um processo rápido, sem dor e que ajudou a salvar uma vida. Espero que as pessoas se conscientizem da importância do cadastro, e propaguem essa ideia, assim como eu estou fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário