25 de jan. de 2011

Tudo vai ficar bem



Voltei e mais rápido do que das outras vezes!


Não quero parecer pessimista e, por isso, vim desfazer a imagem que pode ter ficado com meus outros posts.Espero que eu consiga...


Para variar, gosto de partilhar algumas coisas que me acontecem e me levam a refletir. Vou explicar desde o início.Quer dizer, não tão início porque é uma história que começou há dez anos!


Meu pai tem um câncer, chamado mieloma múltiplo, que ataca a medula óssea e luta contra ele esse tempo que mencionei acima. Dentre recaídas e reerguidas, sobra ele - um verdadeiro herói que nem está no BBB.


Diante de mais uma recaída, uma anemia severa e todas as complicações relacionadas ao caso, ficamos vinte horas no hospital, em Araruama, para ele receber duas bolsas de hemácias concentradas. Ontem, voltamos ao hospital que ele se trata -HUPE - e,depois de muita espera normal para hospital público e para sua doença também, ele ficou internado.


E o que há de otimista nisso? Tudo!


Há cinco dias sem poder deitar, em função da falta de ar, meu pai passou mais um dia sentado numa cadeira de hospital.Cada um que se aproximava e perguntava como ele estava (ele já é conhecido lá, afinal, são 10 anos de tratamento), ele explicava tudo que tinha acontecido.Para cada um que ligava, ele falava confiante de que tudo ia ficar bem.


Ali, vi um homem - num geral impaciente - ser realmente um paciente ; vi uma mulher - minha mãe - ser verdadeiramente esposa,companheira e amiga; vi uma filha que conseguiu superar o cansaço e um amor que eu mesma nem sabia que era capaz de cuidar e falar com médicos, como se ele fosse o meu filho.Vi amigos e parentes, verdadeiros irmãos, ligando a todo tempo oferecendo ajuda e vi médicos e enfermeiros que pouco vejo em outros lugares, atenciosos e preocupados. Vi pessoas consolando outras, acompanhando seus familiares e me falando que tudo ia ficar bem.Vi amor num ambiente tão adverso!


Sai do hospital com a certeza de que Deus estava no controle e que meu pai estava seguro ali; sai com uma vontade de falar e falei o quanto eu o amo, na certeza de que o amor é o remédio mais capaz de transformar todos os males.E acho que saio uma pessoa melhor a cada dificuldade que tenho enfrentado!


Vendo pessoas e conversando com amigos que também tem problemas, vejo que todos nós, sem exceção, passamos por dificuldades. Tenho aprendido a não menosprezar os problemas dos outros, porque sofrimento é sofrimento, não importa o grau; e tenho aprendido que a grande diferença é como lidamos com tudo que passamos e ainda temos que passar na vida. Só quem sofre sabe valorizar a dor do outro, ouvir e dar a mão quando necessário; saber lidar com seus problemas e sofrimentos é aprender a ser humano e humanizar tudo o que realiza ao longo do dia, desde um olhar até as tarefas mais burocráticas.


E só me resta dizer que tudo ficará bem e pra você também...